A Saúde Mental é um estado de bem-estar emocional, psicológico e social, em que o indivíduo consegue lidar com as demandas do ambiente onde se encontra e as dificuldades da vida quotidiana.
É um estado de equilíbrio entre o indivíduo e o seu meio sociocultural.
Este estado garante a sua participação laboral, intelectual, pessoal e familiar, permitindo alcançar um estado de bem-estar e ter qualidade de vida.
Os transtornos mentais podem dificultar a interação da pessoa com o meio em que cresce e se desenvolve.
A Saúde Mental contribui também para que se tenha uma boa saúde física. Pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão, por exemplo, podem apresentar maior incidência de problemas gastrointestinais, dores de cabeça, bem como agravar doenças do coração e ficar doentes com maior facilidade, ter menos autocuidado com alimentação, sono, etc..
Existem diversos tipos de transtornos mentais: ansiedade, depressão, distúrbios do sono, da alimentação (anorexia, bulimia, compulsões alimentares e obesidade), distúrbios da personalidade (transtorno borderline, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno esquizotípico) entre tantos outros. Todos que afetam a maneira como a pessoa pensa, sente e se comporta, prejudicando a sua vida social e emocional.
É importante lembrar que os transtornos mentais são situações que podem ser tratadas com sucesso.
Se você, ou alguém que você conhece, está sofrendo de um transtorno mental, é importante procurar ajuda! Para que se tenha uma vida plena, as doenças mentais precisam ser identificadas e tratadas pelos profissionais de saúde que atuam nessa área.
Na DOCTA temos uma equipa de excelência de Psiquiatras e Psicólogos (adulto e infantil) que, em complemento com Terapeutas da Fala e Médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, Medicina Integrativa e Clínica Geral, ajudam a ter e a preservar Saúde Mental.
