A Medicina Interna é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de doenças em adultos.
Diferentemente de outras especialidades que se focam em órgãos específicos ou tipos particulares de doenças, o internista compreende o paciente como um todo e é especializado na abordagem clínica exaustiva de cada indivíduo, principalmente do doente internado com múltiplas patologias clínicas.
Algumas características da Medicina Interna e as doenças frequentemente tratadas por esses profissionais:
-
- doenças sistêmicas, incluindo condições como infeção pelo HIV, doenças autoimunes (como lúpus e artrite reumatoide) e diabetes
- doenças raras e complexas: os internistas lidam com casos desafiadores, como pacientes idosos com múltiplas doenças ou situações clínicas difíceis de diagnosticar
- medicina do doente agudo e crítico, com disfunções de órgãos: abrange problemas cardíacos, respiratórios, cerebrais, hepáticos e renais.
O internista é o médico capaz de compreender e tratar múltiplos problemas clínicos, actuando em diversos contextos, na medicina intensiva, urgências e internamentos hospitalares.
